terça-feira, 8 de junho de 2010

A urbanidade: uma forma de medir a qualidade das cidade

Jaime Oliva
A ideia de urbanidade é forte como meio de medir a qualidade de vida nas cidades porque ela avalia os resultados produtivos da concentração urbana. Avalia se as cidades e os espaços urbanos realizam bem ou não o papel de proporcionar relações sociais diversas e interessantes para os seus habitantes.
Uma cidade deve propiciar aos seus moradores que tenham acesso a todos os seus recursos. Por exemplo: é comum afirmar-se que uma grande cidade – uma capital - “tem de tudo”: bons teatros, cinemas, importantes universidades, ótimos hospitais etc. Mas será que todos os habitantes das grandes cidades brasileiras podem usufruir desses espaços?
Como é o sistema de transporte nas grandes cidades? Existe transporte noturno para quem quiser ir a espetáculos à noite? Há uma distribuição razoável dos bens culturais pelos bairros, ou eles estão concentrados em apenas alguns? A questão da acessibilidade aos recursos urbanos é fundamental. De que adianta os recursos se não existirem meios de todas as pessoas circularem nos espaços da cidade?
Outra característica importante para que uma cidade tenha bom grau de urbanidade é a existência de espaços públicos. Espaços nos quais todas as pessoas sintam-se com os mesmos direitos e onde haja igualdade. Espaços bem cuidados e seguros, onde o cidadão possa de fato ser cidadão sem restrições.

3 comentários:

Matheus disse...

E aí, esse ano não sai mais nada???
Pretendo usar esse artigo como material da minha elaboração para o mestrado. Acredito que tenhamos discutido isso de uma maneira até mais ampla em sala de aula, não?

Hermerson Alvarenga disse...

Cadê Jaime!
Sumiu mesmo?
E as postagens? Estamos aguardando mais artigos!

Abraços!

Anônimo disse...

Professor saudades de suas postagens..