sábado, 7 de fevereiro de 2009

Breves reflexões geográficas sobre a evolução dos Transportes

Jaime Oliva

1. Evolução tecnológica:
a) Aumento da capacidade de carga (comércio é o principal beneficiário, mas em segundo lugar o transporte de pessoas físicas);
b) Multiplicação dos meios de transportes, o que vai propiciar, ao mesmo tempo, uma maior capacidade de adaptação dos meios a quaisquer realidade;
c) Aumento da velocidade, o que vai corresponder à mudança da percepção de distância geográfica e do seu significado; como decorrência mudará a própria percepção de tamanho (de dimensão) dos lugares; enfim, de outro modo: mudará a própria percepção do espaço geográfico e a relação com o espaço se alterará profundamente.

2. Multiplicação dos fluxos:
a) O crescimento de volume de usuários vai permitir que os investimentos sejam recuperados e, ao mesmo tempo, estimulará novos investimentos;
b) Haverá barateamento de custos em razão da economia de escala (comum a qualquer ramo econômico), multiplicando e estendo o acesso a maiores grupos sociais. Apesar de notório desenvolvimento nesse aspecto, esse ainda não foi suficiente para eliminar o elitismo ainda existente no que se refere ao acesso aos meios de transportes;
c) Surgimento de novas atividades baseadas no aumento da circulação, que são atividades da circulação e da mobilidade. Nesse caso o Turismo é o maior exemplo, já que se trata de uma atividade genérica (e imprecisa) que agora catalisa uma série de eventos que podem ser promovidos (olimpíadas, exposições internacionais, congressos etc.) considerando a presença de pessoas dos mais diferentes lugares. Sem a circulação e o aumento da mobilidade esses eventos modernos sequer seriam concebidos.

3. Efeitos colaterais e negativos:
a) Por mais que a tecnologia tenha se desenvolvido, e até chegar a esse ponto, ainda há relacionado aos meios de transportes um número expressivo de acidentes, com vastos prejuízos humanos, econômicos, ambientais (sobre carga dos recursos naturais, efeitos destrutivos, como no caso dos imensos e terríveis derramamento de petróleo nos oceanos etc.)
b) Atualmente os meios de transportes são sistemas que envolvem sistemas que mobiliza muitas pessoas e recursos materiais pesados que podem ser alvo fácil de atentados terroristas, por exemplo.

Para discutir: Teriam esses fatos negativos (os efeitos colaterais) dos transportes produzido recuo na vontade humana de mobilidade? A humanidade recua diante dos riscos? Ou ela amplia os investimentos em segurança, e procura absorver os prejuízos como algo menor em relação às vantagens da mobilidade? O turismo não é algo tão associado à mobilidade que acaba por incorporar essas mesmas características de destemor. É possível citar exemplos de atividades turísticas que demonstrem que para realizar essa prática vale a pena correr riscos concretos?

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