Jacques LÉVY (direction). L’Invention du Monde: Une géographie de la mondialisation. Paris: Presses de Sciences Po, 2008. 402 p.
http://www.pressesdesciencespo.fr/livre/?GCOI=27246100031430&fa=author&person_id=93&publishergcoicode=27246
Obra coletiva dirigida por Jacques Lévy que traça um quadro teórico ambicioso que busca, por intermédio de um olhar que privilegia o espaço, visualizar as diferentes dimensões da globalização, ou mundialização, como preferem os franceses. No processo de globalização o mundo estaria surgindo, estaria sendo inventado. O livro que expressa bem o desenvolvimento contemporâneo da Geografia, com abordagem inovadora, revela que o olhar geográfico sobre a lógica social que se entrelaça na escala mundial é de fato muito produtivo, saindo do senso-comum redutor que vê o mundo apenas pelo viés dos grandes sistemas sócio-econômicos ou dos agentes hegemônicos (econômicos). Uma curiosidade que chama atenção é o capítulo 12 (Les natures de l’humanité) que a partir de uma análise da questão das mudanças climáticas (de notável rigor científico) investe na reelaboração teórica da mal-denominada relação homem – natureza. O interessante é que o texto tem como autor Jacques Lévy, geógrafo de destaque na reconstrução da Geografia, e nele percebe-se a mesma qualidade de seus outros textos na análise de um fenômeno natural. Qualidade essa, que infelizmente ainda não pode ser aproveitada em português.
quinta-feira, 8 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Esse blog está me dando a oportunidade de realizar uma verdadeira educação continuada, textos fantásticos com uma análise e tradução que agregam conteúdos e valores a minha formação.
Obrigada,
Dani Tobias
Alguém precisa traduzir esta obra tão importante. Eu voto no professor Jaime.
Postar um comentário