Esquema feito por Jaime Oliva
- O marxismo [1] é uma concepção materialista da história; dessa concepção deriva um método: o materialismo histórico. De certo modo “pode ser ligada a uma teoria e uma estratégia da revolução”.(J. Habermas), quando se pensa a evolução social. O conceito-chave para se entender a evolução social é o de modo de produção.
- Marx concebe a história como uma sucessão de modos de produção[2] segundo uma lógica de desenvolvimento (dialética entre forças produtivas e relações de produção).
MODO DE PRODUÇÃO: a) caracteriza-se por determinado estágio de desenvolvimento das forças produtivas; b) por determinadas formas de relações sociais (cuja matriz são as relações de produção). - FORÇAS PRODUTIVAS: a) força de trabalho dos que são ativos na produção, os produtores; b) saber técnico empregado em meios de trabalho e em técnicas produtivas que aumentem a produtividade; c) saber organizativo que põe em movimento de modo eficiente e qualifica as forças de trabalho: coordenação da cooperação (divisão de trabalho). As forças produtivas determinam o grau de dominação possível sobre os processos naturais.
- RELAÇÕES DE PRODUÇÃO: a) instituições e os mecanismos sociais que estabelecem sob que forma as forças de trabalho, em dado estágio de desenvolvimento das forças produtivas, se unem aos meios de produção disponíveis; b) o modo de regulamentação do acesso aos meios de produção (forma de controle da força de trabalho socialmente utilizada - decide a distribuição da riqueza socialmente produzida); c) expressão da distribuição do poder social.
- O Materialismo histórico parte do fato que as forças produtivas e as relações de produção não variam independentemente uma das outras;
- Se correspondem reciprocamente; quando não há mais correspondência, quando surgem contradições, estabelece-se a crise (abre-se para o momento revolucionário);
- Produzem somente um número finito de graus de desenvolvimento estruturalmente análogos;
- Resulta, então, que: uma série de modos de produção ordenados segundo uma lógica de desenvolvimento dada se sucedem, o que para os ortodoxos é inevitável e para os heterodoxos pode estar aberto a indeterminações.
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